sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A sustentabilidade ambiental é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas e para pensar em sustentabilidade, devemos primeiro pensar em uma Educação Ambiental voltada para a sustentabilidade. Hoje vivemos um momento grave, que exige mudança em termos globais. Mudança que pode ser efetivada com a colaboração da educação, particularmente a ambiental. É dentro deste contexto que devem ser lançadas um programa de Educação Ambiental que possa tornar possível o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, valores e atitudes, visando a melhoria da qualidade ambiental e, efetivamente, a elevação da qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.Nos anos 60, Paulo Freire já colocava em prática um método educacional que partia da interação entre o aluno e seu meio, sua comunidade. Muito se discute a respeito da necessidade de formação de educadores ambientais não só no meio acadêmico porque a educação ambiental se faz no dia-a-dia junto a diferentes públicos. Como em todas as áreas do conhecimento, a aplicação dos conceitos à prática e a experiência frente a solução de problemas reais são fundamentais à consolidação e qualidade da atuação profissional. A prática sem fundamentos, sem dialogar com o conhecimento também não se efetiva. Esse entendimento é fundamental ao direcionamento da formação de educadores ambientais. É necessária a continuidade dos trabalhos multidisciplinares extrapolar cada vez mais o campo específico de cada disciplina.
Pensar, por exemplo, em estruturar programas de Educação Ambiental sem um diagnóstico prévio da percepção ambiental e social do segmento a ser atendido, bem como não dispor de formas de pós avaliar a eficácia dos resultados de tais programas, não poderão mais constar das premissas para as novas intervenções. Oferecer subsídios conceituais e pedagógicos para a construção de práticas nas escolas que fomentem o processo de conscientização dos alunos, para que estes possam cuidar e avançar na forma de se relacionar com o ambiente. Isso é feito por meio de palestras, debates, oficinas e apresentação das melhores atividades didáticas. Ou seja, não basta oferecer Educação Ambiental; há que se ter certeza que estamos realmente mudando a percepção ambiental da sociedade e a Educação Ambiental tem se apresentado com práticas diversas: a primeira volta-se para as conseqüências da degradação ambiental; a segunda envolve desde antigos naturalistas até adeptos do movimento escoteiro e das modalidades de lazer e ecoturismo; a terceira gestão ambiental com a qual a educação no processo de gestão ambiental vai identificar-se derivada dos movimentos e lutas por liberdades democráticas; e, a quarta chamada de economia ecológica, mais presentes nos pensamentos econômicos, tem início com os conceitos de ecodensenvolvimento.
 Isso significa que a busca pela sustentabilidade ambiental deve partir, primeiramente, da sensibilidade dos seres humanos em relação ao impacto que seus hábitos causam ao Planeta; só depois disso é que diferentes soluções conjugadas poderão contribuir para sanar o problema global".

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